segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Viagens Expresso

Nunca andei tanto de transportes, nomeadamente na Rede Expresso, como nestes últimos meses. Nunca amaldiçoei tanto as curvas de Macedo e de Mirandela mas pior do que isto, só mesmo a 20 mil rotundas de Viseu! Uma pessoa, mesmo que não queira, enjoa ou no mínimo fica mal disposta de andar sempre da direita para a esquerda... quando podia ir em frente!

Bom, mas o que dei por mim a observar com olhos de ver, foi mesmo o "comportamento humano" dos típicos "bimbos" que se encontram nestas viagens:

Bimbo Nº1 - Aquele que chega a gritar "ONDE É O MEU LUGAR?" como se alguém realmente estivesse minimamente interessado em saber qual é o lugar do senhor/a ou como se tivéssemos o bilhete do dito cujo na mão para o poder ajudar.

Bimbo Nº 2 - Normalmente costumo estar eu nesta categoria, que são os que de forma (mais ou menos) simpática perguntam "Sabe onde estão os números dos lugares?" basicamente porque o pessoal já entra na camioneta feita uma barata tonta porque tem mesmo que se sentar naquele lugar, não venha algum/a cota que tenha acordado com os azeites e depois nos queira matar por lhe termos roubado o lugar.

Isto leva-nos ao Bimbo Nº3 - Aqueles que chegam, normalmente acompanhados do marido/mulher e que, depois de percorrerem o autocarro de trás para a frente, duas ou três vezes, finalmente encontram o seu número, confirmado outras duas ou três vezes e, depois de verem que os seus lugares estão ocupados, armam barracada e gritam: "ESSE LUGAR É MEU"! Lá fica o autocarro em alvoroço porque o homem que traz a esposa e o garrafão na mão, quer-se sentar no seu número e nem o próprio motorista consegue controlar as feras e tem que mandar o jovenzinho lá pro fundo do autocarro, porque entretanto descobriu-se que ESTÁ PRATICAMENTE VAZIO!

Bimbo Nº4 - É basicamente um bimbo nº 3 mas num estado mais avançado, porque assim que entra grita: "ONDE É O NÚMERO 20?". Este/a senhor/a já demonstra que está batido/a nestas coisas, principalmente quando acrescenta "EU PAGUEI ESSE LUGAR!", como se tivesse comprado um lugar VIP nalgum evento desportivo. Deixemos então o/a senhor/a desfrutar do seu assento, mas vamos rezar que não tenha sono.

Bimbo Nº5 - São os senhores que, apesar das bimbalhices anteriores, vêm com sono e querem dormir, coitados. Para isso existe um botão que inclina o banco para trás, mas infelizmente não têm retrovisor para ver que está gente atrás que, secalhar também está cansado e quer dormir mas sabe fazê-lo sem aborrecer e sem entalar ninguém.

Bimbo Nº6 - Confesso que são os que mais me incomodam. Chamem-me anti social, mas já não chega ter de fazer uma viagem de 7 horas, não me vai apetecer estar a falar com um estranho durante essas 7 horas... CALEM-SE! Não quero saber com quem o cão ficou, se as couves vão bem la em baixo ou se as alheiras vão descongelar! São 7 horas a ouvir histórinhas da terrinha, que eu até gosto, mas não numa viagem tão longa e praticamente sem paragens!

Bimbo Nº7 - Meus amigos, se este senhor não estiver no vosso autocarro, seja ele para onde for, estão não estão em portugal ou algo está errado. Tem de haver um típico senhor com a face rosada e com um cheirinho a vinho, que vai comentando as noticias e percebe sobre trânsito melhor do que ninguém. É o típico senhor que normalmente faz questão de ir sentado ao lado do motorista (ao menos não é complicado no que toca ao seu número escrito no bilhete) e de vez em quando manda umas piadas para toda a gente ouvir.


Como podem ver, viajar de autocarro pode ser uma aventura nesta terra mas desde que não seja um verdadeiro pesadelo, até se pode passar bem... principalmente no que toca às paisagens! Boas Viagens!

2 comentários:

  1. Anita sem contar com as pessoas (não vou catalogar como Bimbas), mas que devido aos bimbos nº 2 e 3 saem desses lugares pertencentes aos respectivos bimbos e procuram outros lugares e ficam na duvida. Vou me sentar nos respectivo lugar? e se tiver la outra pessoa? Vou me converter em bimbo nº 2 ou 3? :S se nao la tiver ninguem sento-me? e se depois vier outro binbo nº 2 ou 3? vou ter que sair.... é toda uma complexa teia..paradoxo qualquer outra coisa...

    ResponderEliminar
  2. a questão aqui é reflectir pelo facto das pessoas se acharem importantes e donas do autocarro por terem pago o lugar nº20 ou mº6... se eu chegasse ao meu lugar e tivesse lá alguém, simplesmente procurava outro, porque a maioria das vezes os autocarros vão vazios e mesmo quando vão cheios, certamente que não vão vender mais bilhetes do que o numero de pessoas que pode levar, por isso tens sempre o teu lugar garantido, seja ele o 20 ou o 6... entendeu? lol

    ResponderEliminar