quarta-feira, maio 23, 2012

Apontar é feio...

Quantas vezes não fomos castigados em crianças por apontarmos para um senhor estranho, para uma senhora excêntrica, para um simples brinquedo ou para algo que apenas nos despertou a atenção e curiosidade? Todas estas vezes fomos repreendidos com a típica frase de que "Apontar é feio", sem nunca entender muito bem porquê. Muitas das vezes a coisa até podia dar para o torto com as crianças mais reguilas e mais teimosas que, quanto mais eram repreendidas para não apontar, mais elas o faziam e acabavam por chamar a atenção para elas próprias, deixando os pais embaraçados.

A verdade é que, se pensarmos bem, coisa que na altura não somos muito capaz de fazer porque temos sempre quem nos diga o que fazer ou não fazer, talvez apontar não seja assim tão feio. Porque é que apontar para indicar um caminho não é feio e esticar o dedo directamente a uma pessoa que passa por nós ou até mesmo para o quadro quando estamos na escola, é assim tão "feio"? Certamente que nunca ninguém perdeu tempo sequer a pensar nisto e confesso que nem mesmo eu pensei muito nisso, embora me tenha questionado o porquê de "apontar é feio" e não "denunciador"? A verdade é que acabamos por denunciar algo ao apontar para coisas ou pessoas, mas o "feio" vai para além do verdadeiro acto de apontar...



Também as próprias palavras podem ser um acto de "apontar", sendo igualmente um acto "condenador". Quantas vezes condenamos atitudes e situações que alguém teve para connosco, para com outras pessoas ou até perante a vida? Quantas vezes nós julgamos alguém, afirmando que "se fosse eu" não teríamos feito as coisas daquela forma? Quantas vezes não "apontamos" defeitos a alguém, sem olharmos um pouco para o nosso umbigo? 

A verdade por trás do "Apontar é feito" não está no dedo inocente de uma criança que aponta só para dizer o que quer ou o que lhe está a chamar a sua atenção, mas sim no dedo apontado e na "condenação" de um adulto que julga atitudes e comportamentos, muitas vezes sem saber o "porquê" dessas mesmas escolhas feitas pelo outro. Antes de apontarmos para alguém, temos que nos lembrar que o "dedo" é nosso, por isso, da próxima vez que se lembrarem de dizer que "apontar é feio", lembrem-se do porquê disso ser dito e ter de ser ensinado desde criança.

Sem comentários:

Enviar um comentário