domingo, novembro 04, 2012

O poder das sensações

É incrível como um pequeno gesto, um pequeno olhar ou um simples cheiro nos pode transportar para tempos, momentos ou locais tão distantes quanto a nossa imaginação... e tudo porque os nossos sentidos estão tão apurados, ao ponto de nem sempre nos darmos conta do como as coisas mais simples nos tornam tão únicos! Temos ainda a capacidade de viajar para mundos imaginários e ter coisas que jamais veríamos ou sentiríamos se não tivéssemos estes sentidos todos em nós.
Hoje dei por mim a acordar para um mundo já há muito distanciado e adormecido, embora não esquecido. Ao colocar um produto do chamado "Pronto" para limpar o pó, voltei atrás no tempo, para os dias em que era ainda uma criança e aquele mesmo cheiro existia. Tempos em que passava horas enfiada no interior da estação dos correios do meu tio, a ajudar a limpar o pó ou a arrumar cartas naquelas prateleiras enormes de madeira escura que pareciam não terminar. O que não podia faltar nesses dias era o carimbo diário que o meu tio teimava em por-me nas costas da mão e apenas isso bastava para a tarde ter valido a pena. Como era bom viver feliz com pouco.
A pior coisa que há é a música, principalmente quando associada a um determinado momento ou - pior ainda - a uma determinada pessoa. Aí sim, a lembrança pode até magoar, mas sem duvida que a audição faz com que o nosso cérebro active recordações mais fortes e de forma mais rápida que todas as outras - talvez por isso o odeie tanto! Bom, nem tudo é mau no que toca a esta situação, uma vez que nos pode levar para momentos da nossa infância em que éramos felizes a ouvir algo como as spice girls ou imitá-las nas actuações da escola!
São viagens no tempo sem fim, quer seja provocado por um cheiro que já há muito ficou esquecido na memória, quer seja por um paladar de uma comida especial apreciada na companhia de alguém que já não está connosco e cujo prato era feito num momento igualmente único, quer seja de um objecto oferecido numa altura marcante da nossa vida, que deixa um pingo de saudade dentro de nós de forma intemporária, ou ao encontrar uma pessoa que há muito não víamos  São estas coisas que nos tornam mais do que carne e osso, mais do que seres que apenas vivem e morrem, mais do que nós próprios! Sentidos, sentimentos e memórias que fazem e farão parte de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário