A pedido de algumas famílias e ao sucesso do primeiro post sobre palavras transmontanas, decidi escrever um seguimento de novas palavras que tenho ouvido, aprendido e assimilado no meu vocabulário. Então aqui fica mais uma listinha dessas palavras. Espero que gostem tanto como a primeira.
-» Testo: (não confundir com testa) muito parecido com teto, mas nada tem a ver com isso. Este nome atribui-se às tampas das panelas, por isso, se vier a trás os montes e lhe pedirem um testo é porque certamente andará alguma tampa perdida algures.
-» Escarolado/a: alguém que anda bem vestido/a ou muito limpinho/a.
-» Tchicha: a tão famosa palavra que define um verdadeiro transmontano. E nada de dizer "chicha" sem o T, caso contrário, vai ser olhado de lado. Tudo aquilo que seja carne, resume-se a tchicha, porque posta é Posta!
-» Meotes: A primeira vez que ouvi isto, fiquei muito séria, porque me pareceu uma palavra um pouco agressiva, até ficar a saber que não passavam de pares de meias!
.jpg)
-» Trouses: E ao contrário dos meotes, que me meteu medo, esta palavra simplesmente me fez rir até rebolar no chão, principalmente depois de saber que se referiam aos boxers masculinos. Uma versão um pouco apaneleirada da palavra inglesa "trousers".
-» Olhapudo: É alguém muito guloso ou que come muito. Muitas vezes usa-se para as crianças que, mesmo sem comer, comem com os olhos.
-» Cruzetas: Quase que andei à pancada por causa desta maldita palavra. Não é nada mais, nada menos que os chamados cabides para pendurar a roupa no roupeiro. Isto porque os Cabides, nesta terra, afinal são aqueles pés altos ao lado da porta para pendurar os casacos!
-» Amarrar: Só esta palavra dava para criar um dicionário de sinónimos. Pode ser usada como sinónimo de apertar, baixar, apagar... e sabe deus o que mais! Usada em expressões como "Amarrar o lume", "Amarrar a saca", "Amarrar a camisa"... Nesta terra amarra-se tudo!
-» Amanhar: Normalmente só se usa para o peixe, mas esta é outra das palavras que serve para todos os casos e efeitos que tenham a ver com o quotidiano. "Amanha as calças", "Amanha a janela", "Ter a vida amanhada".
-» "Chegar a roupa ao pêlo": um conselho, se ouvirem alguém dizer isto, corram e desapareçam depressa. Basicamente é uma forma simpática de alguém muito nervoso ameaçar com uma bela porrada!
-» Atremoços: uma forma mais... bom... estranha... de dizer tremoços.
-» Carreta: nome para os carrinhos de mão.
-» "Disso": do verbo dizer, "eu disse", ele"disso"... não há nada que enganar!
-» "Fizo": o mesmo se aplica ao verbo fazer "eu fiz", "ele fizo"... tudo para não haver misturas nem duvidas que foram eles!
-» "Quizo": novamente para não haver confusões, "Eu quiz", "Ele quizo"!
-» Lúzios: se lhe disserem que tem uns lúzios muito bonitos, não leve a mal, simplesmente lhe estão a gabar os seus olhos.
-» Trai: Esta pode trair muita gente quanto ao seu sentido e significado HAHAHA. Basicamente vem do verbo trazer, "Trai os panos para lavar".
-» Pinga: Associada à bebida, tanto pode ser uma "pinga de vinho" como uma "pinga de água", mas quando se trata da verdadeira e única Pinga é porque a borracheira foi forte!
Sem comentários:
Enviar um comentário