quinta-feira, junho 19, 2014

Perguntas e Respostas - "Páginas do Tempo"

Uma vez que há algumas perguntas frequentes de quem já leu o meu romance, aproveito o meu blog para dar respostas a algumas dessas perguntas. Espero que vos abra o apetite para ler o livro e apaixonarem-se por uma história que me deu muito gosto escrever e que tornou o meu sonho em realidade.

- A história é auto-biográfica?
A resposta clara é não. Este romance não é, nem de perto, nem de longe, uma auto-biografia minha. Contudo, é normal que muitos vejam a proximidade que há entre mim e a personagem principal Camila, por ser uma rapariga que cresceu na cidade e passa as férias na terra dos pais, como fiz durante muitos anos. Foi o ponto de partida para um romance completamente imaginado e com semelhanças com a vida real. Muitas das personagens foram inspiradas em pessoas que, na altura, faziam parte da minha convivência, mas muitas outras foram inventadas. Mesmo aquelas que tiveram como referência pessoas reais, pouco a pouco se foram tornando personagens com característica únicas, bastante longe das que inicialmente foram pensadas para o romance. O maior destaque para o facto auto-biográfico do livro está para o avô de Camila, que representa aquilo que o meu avô sempre foi para mim e a imagem que tenho e guardo dele com carinho, daí o livro lhe ser dedicado.

- Como começou a ideia de escrever o livro?
Lembro-me que me ofereceram um bloco de anotações e comecei a escrever sobre o meu último verão na terra dos meus pais, que me tinha marcado por ter sido mordoma nas festas da aldeia, por ter feito muitos amigos e ter começado a sair mais, como muitos adolescentes faziam. Aos poucos os bloco foi enchendo e a história começou a crescer. Entretanto ficou uns anos na gaveta e quando o voltei e encontrar comecei a escrever no computador e mais de 50% da história foi alterada. Aí já começava a surgir a ideia de passar de quase um diário a uma ideia mais profunda de "Livro", coisa que até então não tinha existido. A história ia avançando a um ritmo distinto, umas vezes mais lento, outras vezes mais rápido... até que quase ficou concluído, porque faltava sempre um final. O que escolher? Havia uma infinidade de finais... mas foi precisamente quando decidi ir morar para a terra dos meus pais que me entusiasmei em terminar aquele romance que parecia não querer sair da gaveta e quando o final - finalmente - apareceu, aí sim, vi o livro e o sonho de uma edição nascer.

- Porque não coloquei o nome de Argozelo, já que é inspirado nas paisagens de lá?
Uma das razões que me levou a não dar um nome concreto "à vila" foi pelo simples e único facto de certamente haver muita gente de outras "aldeias" e "vilas", que se poderiam identificar com a rotina de Camila, de andar dividida entre a vida que leva na cidade e a vida que tem no campo. Permito assim ao leitor deixar a sua imaginação mais livre e mesmo as paisagens sendo especificas de Argozelo, será mais fácil para ele identificar-se com outros locais que conhece e onde tenha vivido experiencias idênticas.

- Qual a minha intenção ao escrever este livro?
Mais do que guardar algumas memórias e recordações de um período especifico da minha vida, foi a intenção de contar uma história daquilo que não aconteceu. Considero que o livro pode ser lido por toda a gente, de todas as idades, uma vez que atravessamos a vida de Camila desde uma fase adolescente a uma fase mais adulta. A minha intenção é fazer qualquer adolescente acreditar que o amor e a amizade são dos valores mais importantes que podemos ter na nossa vida, sem esquecer a família... mas principalmente quero que qualquer adulto que se tornou pai e não sabe como lidar com os filhos ou está demasiado ocupado com o seu trabalho e outros problemas, não se esqueça de quem foi quando era mais novo. Acredito que quando crescemos temos tendencia a nos esquecermos de quem realmente somos e do porquê de nos tornarmos tão amargos com a vida ou perante ela... a Camila vem nos mostrar que há pessoas que nos mudam e há situações que nos poem à prova, mas no fundo, somos sempre os mesmos. Penso que será um livro de gerações.

- Porquê introduzir um lado mais mistico no romance?
A ideia do mistério da pulseira de Camila e dos sonhos premonitórios que ela tem, é um reflexo do meu lado mais espiritual. Não sendo uma pessoa religiosa, sou uma pessoa que acredita muito no destino e no facto de muitas vezes, por mais que queiramos mudar alguma coisa, elas acontecerem porque é assim que tem de ser - nada acontece por acaso... e só mais tarde entendemos porque realmente assim teve de ser e só nesse momento o aceitamos. É a ideia de que muitas vezes andamos tão ocupados com tudo o que nos rodeia que nem nos apercebemos dos pequenos sinais que a própria vida nos vai dando de que as coisas se encaminham para onde se devem encaminhar.

- As minhas personagens favoritas?
É muito difícil escolher apenas uma ou duas ou três personagens como favoritas... todo o processo de escrita foi uma experiencia excelente e que me mostrou a paixão que tenho por escrever. Foi maravilhoso sentir que, muitas vezes, parecia que as próprias personagens ganhavam via e me diziam como iriam agir em determinadas situações e que rumo isso daria à história. Parecia que eram elas mesmas que escolhiam os acontecimentos e não eu. No entanto tenho alguns favoritos: o romance da Camila e do Eduardo naquele constante "vai embora, mas não fujas de mim"; o romance de Júlia e Gustavo onde ela comanda as suas indecisões; a paixão obsessiva de Jéssica por Eduardo que quase lhe custa a própria vida; a amizade de Camila e de Soraia, que mostra que não importa o tempo, há coisas que não mudam; as amigas da cidade Érica e Leila, que quase fazem parecer as amigas do "Sexo e a Cidade"... e muito mais haverá para descobrir.

- Curiosidades do livro?
Muita gente não sabe, mas os nomes das personagens foram inspirados num livro de significado dos nomes. Por isso mesmo não é à toa que as personagens têm determinadas características psicológicas e de personalidade vincada... A música que está constantemente a perseguir Camila é do meu artista favorito - Bryan Adams - e é uma referência da minha adolescência... A pulseira em forma de estrela é um simbolismo para os sonhos de Camila e a sua capacidade de lutar refletida nas suas escolhas.


Espero que realmente tenham curiosidade de ler este romance e que o leiam com o mesmo entusiasmo com que o escrevi :) Ana de Quina*

1 comentário: